Blog

Quais são os requisitos essenciais para um porteiro na atualidade

A atualidade e o desenvolvimento global fizeram com que profissões, antes consideradas simples, sentissem a necessidade de aprimoramento. Tais profissões agora necessitam de mais requisitos para garantir uma boa funcionalidade dos serviços, trazendo maior confiança às empresas e pessoas.

Entre as inúmeras profissões que sofreram grande alteração temos a do porteiro, profissional que muitas vezes é o primeiro contato com funcionários e visitantes em condomínios ou empresas como exemplo.

Hoje um porteiro profissional, treinado por uma empresa  que oferece serviços terceirizados, deve estar sempre atento às responsabilidades de controle de acesso de entrada e saída de pessoas e veículos auxiliando na segurança do local.

serviço de portaria

Requisitos para ser um porteiro qualificado

Além dos requisitos básicos para a profissão de porteiro como: simpatia, educação, postura adequada, é necessário que o porteiro faça cursos de especialização, participar de treinamentos para manter seu currículo atualizado e atraente para as empresas. Conheça um pouco mais das qualificações esperadas do porteiro profissional.

Priorizar o bem estar do ambiente de trabalho

É imprescindível que o porteiro mantenha a discrição no trabalho, evitando conversas desnecessárias ou comentários que não sejam pertinentes a sua função. É claro que o controlador de acesso pode conversar com funcionários ou moradores, desde que preze sempre por fazer seu trabalho em primeiro lugar e que não seja invasivo na conversa.

O sigilo de informações de terceiros ajuda a proteger e garantir a segurança das pessoas que passam pelo prédio todos os dias!

Memória Fotográfica

A memória fotográfica é essencial para um porteiro. Não há nada mais desagradável do que ser barrado no seu trabalho quando você já é funcionário há mais de um ano, por exemplo.  Identificar visitantes e funcionários é necessário para fazer o cadastro das novos passantes e garantir que pessoas estranhas não entrem no local sem serem identificadas.

A memória fotográfica também ajuda a reconhecer e identificar possíveis situações de risco, fazendo com que o porteiro tenha uma ação mais rápida ao solicitar ajuda.

Boa comunicação

A comunicação interna com a equipe de funcionários que fazem a manutenção e limpeza do prédio é essencial para assegurar que todos estejam trabalhando em conjunto para manter a segurança e proteção das pessoas. O porteiro também precisa se comunicar corretamente com os visitantes, orientando-os sobre andares, funcionamento de elevadores e outras informações pertinentes.

Ter conhecimentos de Informática e Tecnologia

O porteiro da atualidade deverá saber utilizar computadores e botões de segurança para garantir o melhor funcionamento e proteção do patrimônio e das pessoas que ali se localizam.

É raro encontrar um prédio que não possua no mínimo um cadastro dos visitantes, solicitando documento e até mesmo utilizando uma webcam para tirar uma foto da pessoa. É essencial que o porteiro saiba como operar o software de cadastro para garantir ter as informações necessárias de todas as pessoas que estão no prédio.

Por que contratar uma empresa de portaria?

Os porteiros e controladores de acesso de empresas de portaria são constantemente qualificados e treinados para garantir as últimas atualizações do mercado. Garantindo total conhecimento das operações, fazendo com que os visitantes, moradores e funcionários estejam completamente seguros dentro do prédio.

Além disso, caso o porteiro precise ser substituído por motivos de força maior, a empresa de portaria irá prontamente oferecer um porteiro treinado e preparado para cumprir corretamente as funções de entrada e saída de pessoas.

A Megavig treina seus profissionais sempre buscando a melhor qualificação no mercado e garantindo um serviço de portaria de qualidade. Conte com a Megavig para proteger e garantir a segurança privada do seu empreendimento!

 

TOP