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Os cinco principais mitos da terceirização de serviços que você precisa saber

Anos atrás, as empresas preferiam manter funcionários próprios, pensando que assim teriam mais controle da produção e poderiam reduzir despesas. Contudo, o setor de terceirização de serviços cresceu muito nos últimos anos, mostrando que alguns mitos estão sendo superados.

A terceirização é um recurso importante para empresas que querem contar com uma prestação de serviços altamente especializada e ganhar vantagens operacionais. Isso acontece porque, ao terceirizar algumas funções, os gestores podem focar nas estratégias de crescimento de suas organizações.

Algumas atividades terceirizadas já se tornaram comuns nas empresas de médio e pequeno porte, incluindo portaria , recepção, limpeza, controle de acesso, segurança e demais.

Mas outras áreas ainda sofrem restrições na terceirização, em razão - em parte - de alguns mitos, que vamos conhecer agora!

Terceirização de Serviços

Por que ainda existem mitos no segmento de terceirização?

À medida que mais empresas procuram expandir seus negócios, mais e mais funções estão sendo terceirizadas. Ainda assim, algumas companhias hesitam em terceirizar seus processos de negócios porque têm percepções negativas sobre isso.

Aqui estão cinco mitos sobre terceirização de serviços e a verdade sobre isso:

1. A terceirização agrega valor aos serviços?

Na maioria das vezes, a empresa está passando por uma expansão e precisa de uma equipe comprometida, que agregue valor aos seus negócios. A terceirização fornece estrategicamente esse tipo de benefício.

A contratação de serviços terceirizados dá às empresas a garantia de que as tarefas serão realizadas por profissionais especializados. Isso se reflete na qualidade das tarefas, no grau de produtividade e na agilidade de entrega dos serviços.

2. Funcionários terceirizados sofrem mais acidentes de trabalho?

Esse é realmente um grande mito envolvendo a terceirização de serviços. Uma empresa terceirizada séria e competente preocupa-se sempre em oferecer à sua equipe as melhores condições de trabalho. A intenção é sempre preservar a segurança, a integridade e a qualidade de vida de seus colaboradores.

Além disso, os profissionais são sempre treinados e instruídos para que realizem suas tarefas respeitando as normas de segurança. Quando necessário, as equipes terceirizadas utilizam equipamentos de segurança, que são cedidos pelo próprio agente.

3. Como fica a relação trabalhista com os terceirizados?

Um dos fatores que fazem toda a diferença para muitas empresas contratarem serviços terceirizados é a questão das responsabilidades trabalhistas. Se na contratação de funcionários próprios os encargos trabalhistas são de responsabilidade da organização, no caso da terceirização é diferente.

Os encargos – incluindo férias, décimo terceiro salário, horas extras, etc – são pagos pela própria empresa que terceiriza os serviços especializados. Portanto, a redução na folha de pagamento é uma vantagem e tanto para os contratantes.

4. Terceirizar serviços serve apenas para grandes empresas?

A terceirização de serviços pode realmente ajudar as pequenas empresas da mesma forma que ajuda as grandes companhias e indústrias. Na verdade, as pequenas empresas obterão mais valor na terceirização, pois os empreendedores poderão se dedicar às tarefas mais importantes para alavancar a produção e as vendas.

5. A produtividade do funcionário terceirizado é garantida?

Uma dúvida que pode surgir aos gestores que pretendem contratar as empresas terceirizadas é se os funcionários manterão um bom nível de produtividade. Mas os colaboradores terceirizados ficam totalmente focados em suas tarefas diárias, que sempre são checadas pelos supervisores de serviço.

Um detalhe importante a citar - e que tem relação com a produtividade - é a redução no absenteísmo (falta dos trabalhadores por motivos de saúde, dentre outros). Se um terceirizado não puder comparecer ao seu posto de trabalho porque ficou doente, ele logo será substituído no dia da falta por outro colaborador terceirizado.

Isso assegura que as atividades sejam realizadas sem o comprometimento da produção diárias nas empresas. A qualidade das tarefas também é mantida com total excelência.

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