Blog

Qual a diferença entre Bombeiro Civil e Bombeiro Militar?

Ninguém espera passar por situações de perigo, mas, infelizmente, não estamos completamente livres disso ao longo da vida.

E quando as ocorrências de urgência e emergência acontecem, os bombeiros estão entre os profissionais mais requisitados para ajudar as pessoas.

Mas você sabe qual a diferença entre bombeiro civil e bombeiro militar?

Ambos têm uma função muito importante na sociedade, sendo treinados para manter a segurança da população.

No entanto, há diferenças na formação de cada um deles, bem como na sua forma de ingressar na carreira e na atividade dos profissionais propriamente dita.

Acompanhe a seguir os diferentes modos de atuação dos bombeiros militares e civis.

Como é a atuação do Bombeiro Civil?

O bombeiro civil é um profissional treinado e preparado para atender a qualquer tipo de ocorrência em que seja necessário fazer resgates e salvamentos.

Seu campo de atuação acontece principalmente dentro de empresas e locais privados, como shoppings centers, eventos fechados, hospitais, condomínios, estádios de futebol, clubes recreativos, entre outros.

Por receber formação em primeiros socorros, o bombeiro civil é capacitado para manter o bem-estar das pessoas em quaisquer um dos ambientes citados anteriormente.

Qual a função do Bombeiro Militar na sociedade?

Os bombeiros militares têm uma forma de atuação muito mais ampla do que os colegas civis. Em casos de incêndios, por exemplo, mesmo que existam bombeiros civis no local, os militares são chamados para atender a ocorrência.

Os militares contam com uma base própria, os chamados quartéis, que funcionam em pontos estratégicos das cidades, facilitando a locomoção dos carros de bombeiros.

Diferentemente do bombeiro civil, o militar é um servidor público, que atende a população, de modo geral. Sua função primordial é atender a todo o tipo de ocorrência, seja em local público ou privado, estando sempre atento a possíveis casos de emergência que venham a acontecer, inclusive nas estradas e em áreas de risco.

Como bombeiros civis e militares ingressam na carreira?

Os bombeiros civis e militares formam-se e ingressam na carreira de modos completamente distintos.

No caso dos civis, sua formação é baseada em cursos que oferecem ao futuro profissional todas as noções de primeiros socorros, além de treinamentos específicos que serão essenciais para exercer a função.

Alguns dos conteúdos mais importantes abordados no curso incluem aulas práticas e teóricas sobre o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), prevenção e combate a incêndios e uso de Equipamentos de Proteção Respiratória (EPRs).

Por outro lado, para ingressar na carreira, o bombeiro militar precisa passar por diversas provas de um concurso público, no qual terá suas capacidades físicas, psicológicas e intelectuais testadas.

Após a aprovação no concurso, o futuro profissional será submetido ao curso de formação de bombeiro, que normalmente dura alguns meses até ser concluído.

Entre em contato com a Megavig e contrate o Serviço de Bombeiro Civil e outros Serviços de Segurança e Terceirizados!

TOP