Blog

A importância do Serviço de Portaria e Recepção Empresarial

O consumidor nunca deve sair de uma empresa com a sensação ruim ou de que foi mal recebido. Isso porque o consumidor tende a relatar para outras pessoas a experiência desagradável e ela se espalha com muita rapidez.

É com essa orientação que o portal do Sebrae começa seu guia de orientação ao empresário, ressaltando a importância de um bom Serviço de Portaria. A recomendação para inocente, direcionada apenas a jovens empreendedores, mas a realidade tem demonstrado que não.

Existem no mercado grandes exemplos de empresas que têm negligenciado o serviço de portaria, prejudicando seus negócios. Funcionários mal educados, antipáticos e pouco solícitos estão entre as queixas mais frequentes de clientes e consumidores.

Trata-se de uma questão que ganha ainda mais relevância diante do atual cenário econômico. Segundo levantamento feito pela Buildings, empresa de pesquisa imobiliária corporativa, o percentual de imóveis comerciais não ocupados em São Paulo saltou de 3,56% em 2010 para 17,47% em 2016.

Sem dúvida, a recepção é o cartão de visitas de qualquer empresa. É ali que o cliente tem o primeiro contato e as primeiras impressões do seu negócio. Por isso, um bom serviço de portaria é fundamental. Além disso, é preciso contar com pessoas treinadas para controlar o enorme fluxo de pessoas que passam diariamente por ali.

Uma boa equipe de Serviço de Portaria deve ser composta por funcionários:

  • Que conheçam bem a dinâmica da empresa;

  • Solícitos e disposto a ajudar;

  • Educados e com tato para lidar com público;

  • Alertas para detectar qualquer movimentação suspeita;

  • Constantemente treinados para exercer o serviço de portaria.

Outro ponto importante na contratação do serviço de portaria é que ele representa uma redução de custos significativa. Profissionais do mercado de administração de imóveis afirmam que o gasto com funcionários representa entre 40% e 50% das contas de um condomínio. 

TOP