Veja alguns motivos para contratar empresas de segurança privada
8 de novembro de 20235 motivos para você começar a investir em segurança eletrônica
8 de novembro de 2023Segurança do condomínio: Você sabe qual o papel do morador?
COMPARTILHAR:
Atualmente, a segurança é um fator determinante para a maioria das pessoas na hora de escolher um lugar para morar. No entanto, para que todos possam desfrutar de um ambiente seguro, a questão não deve ficar restrita à administração e aos funcionários. É importante que os condôminos também levem o assunto a sério e façam a sua parte.
Embora legalmente a responsabilidade pela segurança do condomínio seja do síndico, os moradores devem contribuir para evitar problemas que possam criar situações de vulnerabilidade para os demais. Quer saber qual o papel dos condôminos nesse contexto? Continue lendo esse artigo e entenda!
Evite situações que possam afetar a segurança do condomínio
De maneira geral, furtos e roubos em condomínios acontecem em decorrência da oportunidade. Isso quer dizer que eles não costumam ser planejados e acontecem quando o morador ou porteiro se distraem.
Deixar a porta aberta enquanto pegam alguma coisa, demorar a sair da garagem porque está no celular ou não dar a devida atenção a alguma movimentação estranha no lado externo do condomínio são alguns eventos que ilustram um maior perigo — mas que poderiam ser até facilmente evitados, com uma boa dose de cautela.
Portanto, é muito importante que os moradores fiquem atentos a situações que possam oferecer riscos enquanto entram e saem do prédio ou condomínio. Além disso, ter agilidade para sair e entrar na garagem e não realizar pedidos ao porteiro que façam com que ele se desvie de suas funções já são ótimos exemplos de cuidados.
Confira algumas medidas de segurança pertinentes aos moradores
Os residentes têm um papel muito importante na segurança do condomínio. Respeitar a convenção coletiva e tomar alguns cuidados básicos pode evitar incidentes e manter o ambiente mais seguro. Afinal, por melhor que seja o sistema de segurança do prédio, ele não vai funcionar se não seguirmos as normas e procedimentos. Confira a seguir alguns deles.
- avise sobre a chegada de serviços de delivery e outros tipos de entrega;
- cadastre profissionais que trabalhem habitualmente na sua casa e avise sobre a chegada de visitas ou prestadores de serviços ocasionais;
- oriente seus convidados e colaboradores sobre a necessidade de apresentar um documento de identificação na entrada do condomínio;
- não autorize o ingresso de pessoas que você não conheça previamente, especialmente no caso de festas e eventos.
Preste atenção na circulação dentro do condomínio
Por mais que a segurança do condomínio que você mora possua um alto nível de proteção, é importante prestar atenção a qualquer situação que fuja da normalidade, especialmente nos espaços comuns. A presença de pessoas desconhecidas ou suspeitas pode significar uma violação da segurança e resultar em furtos e outros problemas, especialmente em áreas menos vigiadas como a garagem, por exemplo.
Quem mora nos andares mais baixos também deve tomar cuidado com janelas e sacadas, já que são mais fáceis de serem invadidas. Por fim, se você perceber que o porteiro ou outros colaboradores estejam agindo de maneira negligente é necessário reportar a situação imediatamente ao síndico.
A segurança do condomínio é do interesse de todos. Afinal, todos desejam morar ou trabalhar em um local em que possam transitar e viver com tranquilidade. Portanto, além de investir em um sistema de segurança de qualidade é importante que os moradores façam a sua parte.