Blog

Conheça as principais táticas de Segurança Pessoal

Os altos índices de criminalidade nas maiores cidades do país aumentam a necessidade de contratação de uma empresa de segurança pessoal. As equipes terceirizadas de segurança são capacitadas para planejar e executar diferentes ações táticas de proteção dos clientes.

E quando o assunto é proteção pessoal, uma das principais orientações é que as equipes de segurança terceirizada ajam com discrição. O intuito é sempre prevenir ações de risco, mas os seguranças também podem reagir em caso de alguma ocorrência criminosa.

Em resumo, esse tipo de vigilância pode atuar de diferentes formas, de acordo com táticas variadas. Vamos conhecer um pouco mais sobre as modalidades de proteção pessoal? Continue lendo o post da Megavig!

Segurança Pessoal - Megavig

Táticas mais aplicadas por uma empresa de segurança pessoal

Conforme mencionamos acima, os seguranças devem sempre agir com discrição durante a vigilância ou escolta. Mas, em muitos casos, sua presença deve ser percebida por outras pessoas, como forma de intimidar bandidos e pessoas mal intencionadas.

Muitos dos seguranças andam armados durante a escolta para garantir a proteção dos seus clientes. No entanto, o treinamento que os profissionais recebem não diz respeito somente ao manuseio das armas.

Os profissionais também são treinados em artes marciais e possuem bom preparo físico, o que os torna habilitados para agir em caso de confronto. Além disso, os seguranças privados terceirizados se utilizam de algumas táticas, como as que veremos a seguir.

Tática de segurança sobre rodas

Nas escoltas aos veículos dos clientes, a presença de um carro de apoio - que dá cobertura ao automóvel do cliente - é uma tática comum e importante. No carro de apoio, o líder da equipe de seguranças se posiciona no banco dianteiro do passageiro.

Esta é uma posição estratégica, já que o profissional tem visão e campo de tiro de 180 graus. Para melhorar o nível de segurança, ambos os carros - dos seguranças e do cliente - devem ser iguais e blindados. Dessa forma fica mais fácil confundir agressores e bandidos.

Tática chamada de “muralha humana”

Em grandes eventos e nas campanhas eleitorais, podemos observar mais atentamente como os seguranças protegem os políticos. Em passeatas e comícios, a equipe de vigilantes faz um cerco estratégico em torno do cliente. Com isso, o possível alvo é “blindado” contra futuros ataques e aproximações de pessoas desconhecidas e indesejadas.

Os seguranças cercam o cliente por todos os lados: frente, atrás e nas laterais. Pois é a melhor maneira de assegurar que nenhum agressor vá ultrapassar a barreira humana.

Adicionalmente, um grupo de seguranças mantém-se mais afastado da muralha humana, ficando de prontidão para agir na ocorrência de outros eventos pelas proximidades.

Para realizar as ações táticas de modo eficaz, os profissionais de segurança privada podem fazer uso de instrumentos como escudos, lanternas, óculos escuros, rádio de comunicação e canivetes.

E por ser um trabalho tão complexo, o recomendado é que seja feito por equipes qualificadas e treinadas.

Como pudemos ver, esse é um serviço muito complexo, que requer muito treinamento e atenção dos profissionais. Então, vale sempre pesquisar uma empresa de segurança renomada, confiável e responsável, como o Grupo Megavig.

O Grupo Megavig conta com ampla expertise no setor de segurança pessoal privada, Segurança corporativa e de condomínios. Entre em contato com a nossa equipe!

TOP