Blog

Dicas importantes de como ser um síndico de sucesso em seu condomínio

De alguns anos para cá, a função de síndico profissional tem ganhado destaque no segmento de administração de imóveis. Um síndico experiente e capacitado pode promover grandes melhorias para todos os condôminos, incluindo desde a gestão financeira até a segurança residencial.

Se você é um síndico profissional terceirizado por uma empresa de facilities, saiba que tem um papel fundamental na gestão de risco e de segurança dos moradores de edifícios e condomínios mais amplos.

Por isso, vale conferir algumas dicas para colocar em prática no seu trabalho diário, de forma que consiga corresponder às demandas e expectativas dos seus clientes.

Sindico de Condomínios - Segurança Patrimonial

Estude a convenção e o regimento interno

Cada condomínio possui seu próprio regimento interno, que descreve os direitos e deveres estabelecidos para os condôminos. Tudo o que o síndico faz tem de estar respaldado pelas leis e pela Convenção Condominial. Deveria ser o primeiro ato de uma gestão uma leitura atenta destes textos, que não são muitos. Eles já trazem pronta a solução para os principais conflitos que podem ocorrer. Basta aplicar corretamente.

Dicas:

Tenha sempre uma cópia da Convenção e do Regulamento Interno do seu condomínio.

A legislação que rege a vida condominial está praticamente toda em um capítulo do Código Civil, que você pode acessar facilmente em vários portais.

Síndico profissional precisa ser imparcial sempre

Brigas em condomínio são desagradáveis, mas fazem parte da vida dos moradores. Os motivos podem ser muitos: som durante a noite, brincadeiras nos corredores, aplicação de advertências, multas e uso indevido das vagas de garagem.

Em qualquer uma dessas situações, o síndico precisa se mostrar imparcial, sem tomar as dores de um dos lados. Seu papel, em um momento de conflito, é mediar a situação e analisar todos os aspectos com muito cuidado e critério.

Uma postura imparcial o ajudará a tomar as decisões mais assertivas, sem levar certos problemas para o lado pessoal.

Fique “de olho” na manutenção do empreendimento

Condomínios residenciais e edifícios corporativos passam por constantes manutenções de equipamentos. E, nessa hora, o síndico profissional terceirizado fica responsável por averiguar de perto o andamento das obras de reparo e de manutenção.

Isso garante que todas as atividades sejam realizadas dentro do prazo combinado e com a qualidade exigida.

A capacitação do síndico sobre as questões de manutenção do empreendimento é um requisito essencial para seu bom desempenho no trabalho.

Quer se tornar um síndico qualificado e pronto para atender as demandas dos seus clientes? Confira no blog do Grupo Megavig outros artigos sobre segurança de condomínios e sobre controle de acesso com uso de biometria!

TOP