O Bombeiro Civil

Bombeiro Civil

Você sabe, exatamente o que é e quais as atribuições de um bombeiro civil?

Bombeiro Civil é uma pessoa treinada e capacitada para principalmente trabalhar diariamente na prevenção de incêndios em uma planta fabril, um condomínio ou um evento. Paralelamente a prevenção de incêndios, o bombeiro civil também ajuda a proteger pessoas, faz salvamentos e atua nos primeiros socorros de vítimas de acidentes.

Em uma situação de risco, o bombeiro civil, por conhecer e ter treinamento sobre todos os aspectos de uma ocorrência, é a pessoa que dará a instrução quando julgar necessário acionar os Bombeiros Militares. Por viver diariamente a rotina do prédio ou espaço onde o acidente ocorreu, é função deste fazer o elo com os Bombeiros Militares e dirigir-se ao comandante do atendimento explicando todas as características do ambiente e informar suas dificuldades e facilidades para que o trabalho de atendimento seja o mais eficiente possível.

A Norma Brasileira que estabelece a necessidade, atribuições e demais características do bombeiro civil é a NBR 14608 e nela há informações quando a quantidade mínima de bombeiros civis que devem ser contratados de acordo com o tipo de edificação, grau de risco e área total construída.

Basicamente o bombeiro civil precisa estar atento a:

  1. Identificar perigos e riscos
    • O bombeiro civil tem como obrigação realizar rondas constantes com o objetivo de identificar quaisquer possíveis focos de risco e perigos, apontando soluções e levando estas informações à administração cobrando por resoluções.
  2. Conhecer e aplicar o Plano de Emergência do local
    • O Plano de Emergência deve ser conhecido pelo bombeio civil e por todos os brigadistas. Este documento mostra, passo a passo todas as ações que tem que ser tomadas num momento de emergência.
  3. Inspeciona equipamentos de combate a incêndio e proteção de pessoas
    • O bombeiro civil também deve inspecionar todos os equipamentos de segurança que estão instalados no local, como por exemplo: recarga de extintores, condições das mangueiras de incêndio (e suas trocas), rigidez das estruturas de guarda corpos, corrimões, … Faz parte da função do bombeiro civil registrar todas as atividades relacionadas com estes equipamentos, tais como datas de vencimento, períodos de testes dentre outros.
  4. Registrar todas as ocorrências e gerenciar os problemas encontrados
    • Diariamente o bombeiro civil precisa registrar sua atividade daquele dia. Quais foram as ocorrências e quem foram os envolvidos.

O GRUPO MEGAVIG é especializado na terceirização de bombeiros civis, todos com extenso treinamento e absolutamente capazes para atender o seu empreendimento com profissionalismo e ética. Através dos melhores serviços, desempenhados incansavelmente da melhor maneira possível, você e suas expectativas serão atendidos.

Megavig

Megavig

Leave a Replay